Translate!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Boteco Basco!



Boteco Basco!

Gosto muito do esporte da água tinta, mas quando não bebemos em casa, fica difícil achar um “sítio" aqui no Rio pra ir aos copos, que não seja burocrático e "nose-up”. Como eu gosto de um boteco – principalmente dos botecos ali de San Sebastian no País Basco - ontem fomos conferir as novidades do Venga (o já pop bar de tapas e vinhos da Dias Ferreira, no Leblon ).
Eu, LM, e os adoráveis caboclos Gustavo Cortez e Faustini, tínhamos acabado de sair do Perc Pan 2010 – a convite do amigo madrileño Carlos Galilea - e ainda bêbados com o swing  malemolente da  Orquestra Africana de Cotonou. Chegamos ao Venga e sentamos milagrosamente na mesa redonda perto do bar (a minha preferida!).

Da carta de vinhos com precinhos quase honestos, em homenagem ao amigo Faustini, pedimos o Faustino VII - um tinto espanhol de Rioja honesto. 
As comidinhas: Pulpo a Galega (polvo assado com batatas bravas e páprica doce), Ovo Loco (um ovo pochê servido num copo de vidro fundo com pedacinhos de chouriço picados e um creme “zaganâ” no fundo),  além do já famoso pão com tomate: Gollll!!!!! Deu tudo certo: o papo tava bom, o polvo também, os simpátissimos garçons (Frabrícia e Wagner) cuidando bem da “malta” e a sorte de ter nas mesas vizinhas pessoas falando a la João Gilberto.
LM apenas sugeriu ao boa praça Nando (dono do estabelecimento) um novo playlist pro radinho interno do boteco – que ela mesma vai providenciar.

Voltando ao Faustino VII: o vinho vem de Rioja - é feito a partir das castas Tempranillo 95% e Mazuelo e 5% , tem a cor da terceira anágua da dançarina de Flamenco (um vermelho rosado) e bateu um bolão com os “belisquetes“ que pedimos.

No final ainda encontramos essa bela rural na rua já vazia !

Venga, o Faustino VII e o novo ovo loco já estão no segundo turno!


Um comentário:

praquemnaotemnarizempe disse...

oops, cometí um deslize! o Faustino VII é da Rioja e não Ribera - isso é que dá amar tanto el Duero! perdona-me!
p.s fui alertado pelo seguidor desde Galícia Jorge Alvarez! Gracias Jorge!