Translate!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alma Viva - Fênix 2 X 0 Mundo





33 mineiros , 3 times de futebol pra mexer com o coração de torcedores de todo o planeta, uma partida que durou 69 dias, sem juiz e com a torcida a 700 metros acima da cabeça de cada artilheiro.
Serviu pra mostrar que o jogo pode começar a ser ganho quando todo mundo acha que não dá mais, aos 44 do segundo tempo. Justamente quando as luzes do estádio se apagaram, que o time começou a jogar junto. Como deveria jogar qualquer time do mundo , dentro e fora de qualquer campo, a luz do dia. No escuro a vaidade bate na trave, o Egocentrismo murcha e não resiste a falta de luz e de espelho. Foi justamente na escuridão, que os 33 craques começaram a ensinar ao mundo, que pra ganhar o jogo, basta fé na ponta da chuteira.
Já não somos um time, somos um bando sem técnico, sem tática, sem patrocínio, sem juiz, que joga sem bola contra a própria meta. Comemorar ontem cada gol, como se fosse o gol da vitória do meu amado Vasco da Gama em um clássico contra o Flamengo, foi sensacional! e é justamente neste sentimento que os pernas de pau do mundo todo deveriam se pegar, guardar, ver e rever ao final de cada mês com a família toda reunida na sala, pois a nossa bola anda quadrada, andamos amando pouco ao próximo, a nós mesmo e sobretudo a terra, essa grande bola que a faz gente vibrar, que nos ensina o jogo a cada amanhecer e nós fingimos que esquecemos como se joga a cada por do sol .
Chi, Chi,Chi, Le, le, le ...Los mineros de Chile!!! cantei a plenos pulmões em pé em cima da cama, com uma piscina de lágrimas vazando dos olhos, fiz do Atacama o meu maracanã, do colchão a minha arquibancada e da TV o meu gol.
Na nossa mina tá sobrando cobre e faltando amor. Aquela coisa simples que nem precisa garimpar, que deveria estar na superfície e não na mina de cada um a 700 metros de profundidade, uma pedrinha preciosa que requer apenas uma leve lapidada a cada dia .
Sonho em ver um jogo mais justo, onde situação e oposição se respeitem , respeitem nosso país e seus 190 milhões de mineiros, que sejam honestos no íntimo de sua escuridão, que tragam a luz apenas o que realmente interessa, que exponham seus planos de jogo, seus uniformes e sobretudo seu amor a camisa verde e amarela, ontem vesti a camisa vermelha!
Vamos amar o Chile , amar a América do sul, amar a terra e seus mineiros , pois uma hora o vinho acaba. Vamos aproveitar a melhor safra de “ Alma Viva “ já produzida até hoje pelo Chile pro mundo, que foi bebida pela TV por todos, vamos aprender com esse porre de felicidade e brindar a vida!
Tim tim !

2 comentários:

Katia Calegaro disse...

Sensacional, Pierre! Compartilhei a mesma sensação, a mesma emoção, os mesmos sentimentos.

praquemnaotemnarizempe disse...

Katia querida,
Foi mesmo uma maracanã cheio de emoções não é mesmo?
bjs